quinta-feira, dezembro 02, 2004

Cine reflexão


Trier

Se você vai assistir a um filme de Lars von Trier, não leia a sinopse, não preste atenção em críticas. Para aproveitar ao máximo seus filmes, é essencial não ter absolutamente nenhuma informação prévia sobre a história. Só assim, às cegas, o espectador permite que este diretor dinamarquês de 47 anos provoque todas as surpresas, sustos e expectativas que planejou, desde a primeira imagem até o paradoxalmente óbvio-porém-inesperado final. Foi desta maneira, por exemplo, que Dançando no Escuro (Dancer in the Dark, 2000), apresentado no Festival passado, levou as platéias aos prantos no mundo inteiro.
Quando eu assisti o Dançando no Escuro senti a mesma reação que todos sentiram ao ver o filme: choque. Foi muito foda. Lars faz críticas muito ferrenhas nas nossas entranhas, ele critica o nosso ímpeto de ser humano e o faz belíssimamente. Esse foi um dos filmes que marcaram minha vida, tive uma mudança muito brusca quando o vi. Foi realmente impressionante. a interpretação de Björk é estupenda. Eu sou muito suspeito para falar desse filme e para falar de Lars. Acho que os filmes dele deveriam ser vistos por todos como uma forma de reflexão perante a todo esse caos moderno. Nos filmes o social é mais do que fundamental para a construção dos personagens, no entanto, eles são carregados de consistência subjetiva e introspectiva.
Quando você assistir a algum filme do Lars certamente irá ficar enjoado, com raiva, vai ficar enfestado de nojo ao ver o tanto que o social é cruel com as pessoas. A lei da moral e dos bons costumes (aplicada na determinada realidade) é latente na sua abordagem, ninguém escapa a coerção social.
Dogville (Dogville, 2003) é sua primeira obra depois de Dançando no Escuro, e também já nasceu polêmico. Ao mesmo tempo em que foi indicado para a Palma de Ouro, o filme já foi chamado de "falso", "anti-americano" e "politicamente controverso", de acordo com o jornal The Washington Post. Assim como Björk, Nicole Kidman interpreta uma forasteira pobre que chega numa cidade do interior norte-americano. Von Trier alega que está procurando fazer uma trilogia crítica sobre a imagem dos Estados Unidos como "a terra das oportunidades", mesmo sem nunca ter viajado àquele país (ambos os filmes foram todos rodados na Escandinávia).
A obra de Lars fala por si só e é um convite que faço a os que timidamente leem este blog, assistam Lars, interpretem Lars, reflitam sobre este grande diretor que veio para, literalmente, "chutar a barraca".


Nome Completo: Lars TrierNatural de: Copenhague, DinamarcaNascimento: 30 de abril de 1956

Filmografia:
2003 - Dogville2000 - Dançando no escuro (Dancer in the dark)2000 - D-dag (TV)2000 - D-dag-Lise (TV)1998 - Os idiotas (Idioterne)1996 - Ondas do destino (Breaking the waves)1991 - Europa (Europa)1988 - Epidemic1987 - Medea (TV)1984 - Forbrydelsens element1981 - Den sidste detalje1979 - Menthe - la bienheureuse1977 - Orchidégartneren

Curiosidades:
- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Canção Original, por "I've seen it all", música da trilha sonora de Dançando no Escuro (2000).- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Canção Original, por "I've seen it all", música da trilha sonora de Dançando no Escuro (2000).- Ganhou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes, por Dançando no Escuro (2000).- Ganhou 2 vezes o Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes, por Europa (1991) e Ondas do Destino (1996).- Ganhou o prêmio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Cannes, por Europa (1991).- Ganhou 2 vezes o Prêmio Técnico, no Festival de Cannes, por Forbrydelsen Element (1986) e Europa (1991).- Recebeu 2 indicações ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por Ondas do Destino (1986) e Dançando no Escuro (2000). Ganhou em 1986.- Recebeu 2 indicações ao Independent Spirit Awards, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por Ondas do Destino (1986) e Dançando no Escuro (2000). Ganhou em 2000.- Ganhou o Prêmio Goya de Melhor Filme Europeu, por Dançando no Escuro (2000).

- O sobrenome "Von" foi adotado por Lars Von Trier durante o período em que esteve no Danish Film School. O motivo para a inclusão do sobrenome foi o apelido que seus amigos da época lhe deram.- Foi um dos criadores do movimento Dogma'95, que prega um cinema mais simples e mais natural.- Trabalha em um projeto pessoal em que roda 3 minutos de filme todo dia em diferentes locações da Europa. Sua intenção é realizar este trabalho durante 33 anos e, como ele teve início em 1991, a previsão é que o filme seja lançado apenas em 2024.

Nenhum comentário: