quarta-feira, dezembro 08, 2004

Vídeo sobre cidade natal de Bush leva prêmio Turner

Um vídeo sobre a cidade natal do presidente americano George W. Bush deu ao britânico Jeremy Deller o prêmio Turner deste ano - um dos mais prestigiosos das artes plásticas na Grã-Bretanha.
Memory Bucket é um documentário que enfoca Crawford, no Estado do Texas, e o cerco de tropas federais a seguidores de um culto religioso em Waco, também no Texas, em 1993.
Deller também é conhecido por recriar a chamada "Batalha de Orgreave", um dos choques mais violentos da maciça greve dos mineiros britânicos na década de 80, usando ex-grevistas e associações de cultivo da história.
Clique aqui para ver algumas das obras que concorreram ao prêmio Turner 2004
O trabalho de Deller inclui ainda um mural gigantesco em que palavras são conectadas para demonstrar como o estilo musical acid house está ligado às brass bands.
O artista também exibe fotos de um evento realizado na Espanha. Ele convidou brass bands para tocar músicas de acid house e organizou uma parada em San Sebastián para comemorar a diversidade da cidade.
Finalistas
Os vídeos - muitos com conotação política - foram a forma predominante de expressão entre os finalistas do prêmio Turner.
O artista de origem turca Kutlug Ataman exibiu um vídeo com entrevistas de pessoas que acreditam que passaram por uma reencarnação.
Yinka Shonibare, nascido em Londres e criado na Nigéria, usou tecidos com estampas batik multicoloridas para fazer referência a várias culturas como a africana. Seu trabalho incluiu uma versão do quadro O Balanço, do artista francês Fragonard, em que uma mulher aparece sentada em um balanço. Mas, na obra de Shonibare, ela não tem cabeça.
Seu vídeo Um Baile de Máscaras revive o assassinato do rei sueco Gustavo 3º em 1792 através da dança. Os personagens usam trajes europeus com estampas associadas à África.
Ben Langlands e Nikki Bell, que visitaram o Afeganistão em 2002, recriaram a casa do líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, como um videogame e fizeram uma instalação baseada nos logotipos de organizações não-governamentais que atuam no país.
Qualquer artista com menos de 50 anos de idade e que trabalha na Grã-Bretanha ou é britânico e trabalha no exterior pode concorrer ao prêmio Turner. O vitorioso recebe o equivalente a US$ 48 mil, e os finalistas, cerca de US$ 9 mil. (tirado da BBC Brasil)

Nenhum comentário: