domingo, dezembro 05, 2004

Jesus X Lênin


Fé e Política

Ontem e hoje eu presenciei a mobilização da esquerda cristã brasileira. O IV Encontro de Fé e Política aconteceu aqui em Londrina. Foi muito bem organizado, tinham pessoas de diversas partes do Brasil e até de outros países. O encontro ocorreu no Moringão, que é um ginásio de esportes daqui de Londrina.
Algumas personalidades da teologia da libertação estavam presentes, como o Frei Betto. O Leonardo Boff foi o grande desfalque do dia de ontem. Eu já tinha visto os dois em ação numa oficina no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Betto e Boff têm estórias de vida muito conturbadas e emocionantes. Os dois sofreram muito na época da ditadura militar, principalmente por defender a todo custo suas idéias e convicções. Outro grande homenageado e que uma passagem muito bonita frente ao caos ditatorial foi o Dom Paulo Evaristo Arns.
Outro grande momento do encontro foi o embate entre Patrus Ananias e João Pedro Stédile. O homem do MST criticou ferrenhamente o governo e arrancou muitos aplausos do público. A realidade é que com o governo Lula, a esquerda nunca mais será a mesma. Até ela se mobilizar e se reorganizar vai demorar muito tempo. A frustração do militante e da sociedade é muito grande, o bolchevismo contaminou o PT e o partido virou governo. No entanto, a esperança ainda é muito forte, e é dela que o governo se utiliza para ir enfiando goela a baixo todas essas reformas e mps. No encontro, o mais estranho, e até engraçado é a dualidade ideológica, a ambivalência entre os ideais socialistas e os preceitos religiosos. Numa mesma barraquinha de livros e afins podíamos ver o Jesus Cristo ao lado de Lênin, ou uma bíblia do lado de um quadro do Che Guevara. Acho isso muito estranho, mas para os militantes do encontro não. Jesus para eles era um preso político, e assim como tal Che também foi um preso político. Não sei se o que pesa mais é a vontade política, a atitude socialista ou o dogma religioso.

Nenhum comentário: