quarta-feira, janeiro 26, 2005

SEM-TETO SEM FRONTEIRAS

O grupo brasileiro Movimento Nacional de Luta pela Moradia, apoiado por organizações internacionais de sem-teto, realizou ontem uma invasão "internacional" de um edifício no centro de Porto Alegre (RS), onde começa hoje o Fórum Social Mundial.Cerca de 70 famílias, segundo os líderes dos sem-teto, tomaram às 4h da manhã os dez andares do prédio desocupado do INSS na capital gaúcha. A ação contou com o apoio da rede internacional de entidades dos "sem" (sem-teto, sem-terra, sem documentos etc.) NoVox, reunidas na cidade para o fórum.À tarde, quando a Folha visitou o local, um líder sem-teto japonês, Masatsugu Shimokawa, e outro francês, Pierre Oyez, apoiavam o movimento do lado de fora do prédio. Dentro, militantes estrangeiros podiam ser ouvidos falando em inglês e francês. Temendo ser deportados, os líderes do movimento se negaram a dar entrevistas.
O movimento NoVox, segundo Edymar Cintra, liderança nacional do Movimento de Luta pela Moradia, reivindica que os gastos com juros das dívidas externas sejam usados em moradias e obras de saneamento. Os sem-teto querem que o prédio invadido vire habitação popular.
O INSS, informou sua assessoria, não pediu a reintegração de posse. Elenilso Portela, liderança estadual do movimento, disse que os militantes marcaram uma audiência para amanhã com o ministro Amir Lando (Previdência). O ministério informou que Lando não irá ao encontro e que representantes do INSS e dos sem-teto chegaram a um acordo para a desocupação para os próximos dias.
Segundo Portela, a saída dependerá da reunião agendada.O sem-teto francês Pierre Oyez disse que a rede de movimentos dos "sem" procura, em fóruns mundiais ou europeus, fazer "manifestações comuns": "Como os ricos se organizam entre eles, os pobres se organizam para repartir a riqueza dos ricos".Ao seu lado, Masatsugu Shimokawa, do grupo Nojiren -sigla em japonês para Associação Livre de Shibuya (bairro de Tóquio) pelo Direito à Moradia-, diz haver 50 mil sem-teto no Japão, e que, ao vir ao fórum, soube da ação e resolveu apoiá-la.(tirado da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: