segunda-feira, junho 20, 2005

Exarcebação Anti-semita

Um exemplar do livro Mein Kampf, de Adolf Hitler, foi vendido por 43 mil libras (cerca de R$ 172 mil) na casa de leilões Bloomsbury, em Londres.


O livro, de teor autobiográfico, está autografado por Hitler e fazia parte de um lote leiloado que incluía ainda uma fotografia dele – também assinada –, alguns de seus cartões pessoais de agradecimento e outros materiais de papelaria usados por integrantes da cúpula nazista.
Hitler escreveu o livro enquanto estava preso em Landsberg, na década de 20. Ele ficou cinco anos preso por sua participação numa tentativa de derrubar o governo em 1923 – dez anos antes de ele assumir o poder na Alemanha.

Na obra, cujo título se traduz em "Minha Luta", o líder nazista expressa as suas visões anti-semitas e os seus planos para a expansão alemã. O exemplar leiloado é um dos 500 impressos na primeira edição. A venda do livro é atualmente proibida na Alemanha.
A identidade do comprador não foi divulgada. Também, deve ser um excêntrico milionário. Pode ser até um brasileiro ariano, um puro sangue. Quanta palhaçada! Mas não podemos nos esquecer que aqui estiveram vários nazistas, não só os metidos a nazistas, como os integralistas, mas também membros do governo nazista. Além de Josef Mengele, que teria se afogado em 1979 em São Paulo, outros quatro criminosos nazistas viveram no Brasil: Gustav Wagner, Franz Stangl, Herbert Cockurs e o capitão da SS Eduard Roschmann. Do grupo, apenas Stangl, comandante dos tenebrosos campos de Treblinka e Sobibor, na Polônia, foi extraditado para a Alemanha, depois de localizado no Brasil, tendo sido condenado à prisão perpétua em 1967.

Nenhum comentário: