sábado, outubro 30, 2004

Os sonhos se mercantilizam


Willy Wonka

Esta ai é a foto que está correndo na internet. Suponho que você já saiba quem é este sujeito ai, não sabe não? É o fantástico Johnny Depp. Mas porquê será que ele está vestido assim? Pois é, para quem já se ligou, Deep vai ser o Willy Wonka de 2005.
Para quem não se lembra, Willy Wonka era o dono das fábricas de chocolate Wonka. É aquela fabrica com homenzinhos verdes e uma grande dose de psicodelia. O filme em questão é o Fantástica Fábrica de Chocolates, um dos maiores clássicos dos anos 70. Quem não se lembra da famosa musiquinha dos anoezinhos do Sr. Wonka, os Oompa Loompas, é inesquecível. Tem também a Veruca Salt, o Charlie que é um menino pobre cujo os avós não saem da cama de tão doentes que estão. O Roald Dahl(autor do livro) deve ter entrado em muitas viagens lisérgicas neste período.
É um filme para marcar a infância de qualquer um. São cenas tão estranhas e esquisitas que de alguma forma se prendem na nossa cabeça, mesmo que quando criança ainda não tínhamos capacidade de avaliar com muita análise toda a esfera crítica em que o filme está mergulhado.
Apesar da fábrica de Wonka ficar na Inglaterra, 3 dos cinco meninos que retiram o cupom dourado são dos EUA. Se fosse por porcentagem quanto a população mundial, dos cinco ganhadores 3 ou 4 teriam de ser do oriente. E como não poderia faltar, no filme também há um incidente quanto aos cupons, do nada aparece um cupom falsificado, e da onde este cupom seria? do Paraguai é claro. Isso tudo sem contar a mensagem de esperança que o roteiro deixa no ar, os pobres se seguirem as regras direitinho sem questionar nada, e ainda sendo honestos, podem conquistar o mundo.
No entanto, eu tinha colocado a foto do Deep para falar sobre a refilmagem deste clássico. O meu comentário sobre este fato vai muito pelo que a Cinema em cena colocou no seu site "O filme original é maravilhosamente repleto de fantasias e traz uma interpretação extremamente sensível de Gene Wilder. Será um verdadeiro sacrilégio se a Warner permitir que nossas lembranças do Willy Wonka original sejam maculadas por uma refilmagem com propósitos puramente comerciais... ". Acho que isso já resume muito do que eu queria dizer, é muito triste ver mais um filme consagrado refilmado pelos mandos do Capital. O filme conta com: Johnny Depp (Willy Wonka); Freddie Highmore (Charlie Bucket); David Kelly (Vovô Joe); Annasophia Robb (Violet Beauregarde); Julia Winter (Veruca Salt); Jordan Fry (Mike Teavee); Philip Wiegratz (Augustus Gloop); Missi Pyle (Sra. Beauregarde); Helena Bonham Carter (Sra. Bucket); Christopher Lee; Noah Taylor; James Fox.
Não queria ver o Tim Burton mexendo neste filme. Mas vamos ver no que vai dar. Acho que ele é mais do que um diretor capaz de construir um universo extremamente mágico (coisa que ele já demonstrou em muitos de seus filmes).
O que será que virá por ai?

Nenhum comentário: