sábado, outubro 16, 2004

A luta continua


Bombardeio na FOX Posted by Hello

A mais nova bomba sobre o governo Bush é esse documentário que esta dando o que falar. O mundo não é o bastante para os produtores de "Outfoxed", documentário na "linha Michael Moore", que tenta enquadrar o canal de TV a cabo Fox News como um instrumento de propaganda do Partido Republicano.
Lançado diretamente em DVD em julho deste ano nos EUA, "Outfoxed" alcançou rapidamente o topo dos mais vendidos na loja virtual Amazon, tendo vendido até agora 140 mil cópias.Impulsionado pelo boca a boca, o filme foi comprado por uma distribuidora independente americana e, um mês após o lançamento, fez sua estréia oficial nas salas de cinema dos Estados Unidos, arrecadando mais US$ 420 mil em bilheterias.Nada mal para uma produção relativamente tosca, orçada em US$ 300 mil, divididos entre os grupos liberais MoveOn.org, Center for the American Progress e o diretor Robert Greenwald.
Os produtores do documentário exploraram todos os programas da FOX e qualquer menção ao Bush que dali surgia. Trechos desses mesmos programas, entre eles o talk-show do ultraconservador Bill O'Reilly e do bushista declarado Sean Hannity, usados em "Outfoxed" sem a autorização da Fox não puderam ser liberados. É que o diretor, que contratou uma equipe de pessoas para monitorar o canal durante quatro meses, reproduz os trechos sob proteção de uma brecha na lei americana que permite o uso de material não-autorizado para fins de crítica jornalística.
A lei brasileira reserva liberdade semelhante com a ressalva de que os trechos não sejam excessivamente longos. No caso de "Outfoxed", os trechos tirados da programação da Fox representam quase a metade da produção.
O negócio é esperar para ver quando o filme vai aportar em terras brasileiras. Alguns dos cineastas brasileiros podiam se inspirar nestas iniciativas e cutucar o problema das redes de tv brasileiras. Já pensou se ao invés da FOX fosse a Globo. Aqui o poder da mídia é tão ou mais influente do que nos EUA, da época da ditadura militar até agora, a Globo teve papel mais do que decisivo em todas as grandes jogadas políticas e econômicas do país. Roberto Marinho que se proteja na cova.

Nenhum comentário: