quinta-feira, outubro 28, 2004

Monty Python


vida de brian

Não sei porque hoje eu fiquei pensando muito neste filme. Ele me marcou muito, tenho ótimas recordações desse épico. Eu já tinha ouvido falar do Monty Python, e também já tinha assistido a alguns outros clássicos do grupo. No entanto, essa é para mim a grande obra prima dos caras.
O Monty Python era uma espécie de Casseta & Planeta inglês(hoje seria mais para Hermes e Renato), na década de 70. Politicamente incorretos ao extremo, um dos mais divertidos do grupo, A Vida de Brian chegou a ser considerado uma blasfêmia,mas o humor reverteu esse quadro e o filme foi emplacou.
A Vida de Brian conta a história de um sujeito da Judéia que vive uma vida paralela a de Jesus Cristo. As pessoas pensam que ele é o salvador da humanidade e o seguem como um grande sábio, mas ele é um grande idiota que só quer se ver livre de toda aquela gente. Mas Brian é um predestinado, e acaba vivendo cenas bíblicas e tendo que enfrentar desafios semelhantes aos do Messias.
Desse filme dá pra tirar diversas indagações filosóficas sobre os mais distintos temas. Um fato marcante pra mim é o fim do filme. Não vou contar, mas é muito engraçado. Humor negro na veia. Para quem quer assistir a uma crítica construtiva sobre a religião, e toda sua doutrina e seus valores, esta é uma boa pedida.

Nenhum comentário: