quarta-feira, outubro 13, 2004

O Cérebro de Bush


Texto de Pablo Villaça Posted by Hello

Ao assistir a Bush’s Brain (O Cérebro de Bush), um documentário dirigido por Joseph Mealey e Michael Shoob, fiquei perplexo ao constatar as semelhanças impressionantes entre o que vem acontecendo na campanha presidencial norte-americana e algumas das táticas sujas empregadas por Karl Rove (o tal 'Cérebro') em seus esforços passados para eleger seus candidatos.
Baseado no livro de James C. Moore e Wayne Slater, Bush’s Brain procura investigar a inegável influência que Rove, principal conselheiro de Bush, exerce sobre a gestão do auto-proclamado 'presidente da guerra' – e, no processo, deixa claro que Dubya (como ele pronuncia a letra 'W' de seu sobrenome) não teria sequer conseguido se eleger governador do Texas caso não contasse com a ajuda do sujeito. Ainda assim, devo confessar ter algumas reservas quanto ao formato do filme, que, na maior parte do tempo, adota um estilo mais apropriado a um programa jornalístico produzido para a televisão do que a um longa-metragem realizado para o Cinema: seu projeto gráfico é pobre, os fades constantes dão a impressão de que haverá uma pausa para os comerciais e, para piorar, os diretores praticamente não utilizam imagens de arquivo para complementar as informações, apostando mais nos depoimentos dos entrevistados (as famosas 'cabeças falantes'). A impressão é a de que Mealey e Shoob limitaram-se a procurar algumas das pessoas citadas no livro (que não li) e convencê-las a repetir suas histórias em frente à câmera.
Leia o texto na íntegra no site http://www.cinemaemcena.com.br/conversa_textos.asp?cod=46 Villaça ainda fala sobre o novo filme dos criadores de South Park e também sobre o Michael Moore.

Nenhum comentário: