segunda-feira, novembro 01, 2004

Não há limite para onde a terra acaba


Limite

Essa é a primeira cena do filme Limite de Mário Peixoto(seu único filme). Foi filmado em 1931, quando o cineasta tinha 22 anos. É considerado pela maioria esmagadora dos críticos como o maior filme brasileiro. Ele também foi o último grande filme mudo, já que nesta época os filmes americanos já eram quase todos falados.
Limite se projeta sobre a vida de três pessoas, que falam de sua vida, garantindo um movimento ininterrupto do filme. Desse modo, nos propicia uma visão pessoal de cada narrador e se nega a um mero realismo, pois se constrói na visão pessoal de cada um dos naufragos. A realidade não aparece como consumada, mas como um incessante desenrolar-se, um contínuo caminhar, nada é descritivo. A palpitação dos personagens é transfigurada para nós em imagens, para entendermos os sentimentos dos personagens.
Suas vidas são contadas, e quando entramos em suas narrativas, instauramos uma nova ordem, fragmentamos a história do filme a ponto de não lembrarmos de estarem no barco. Viver, existir e filmar consiste em criar uma linguagem e o diretor optou por não apenas assistirmos na tela, mas também participarmos.
Além de cineasta, Peixoto era poeta, passava o tempo todo escrevendo. Passou quase 40 anos de sua vida, isolado na Ilha Grande, numa casa batizada de Mansão do Morcego, cercado por antiguidades e por uma aura de mistério. Todo grande mito da cultura é, em geral, composto de doses fartas de genialidade e umas pitadas de segredo, um charme desejável por seus admiradores.
Antes de seu "exílio" na ilha, Peixoto até tentou voltar a filmar. Em 1932, ele queria muito fazer Onde a Terra Acaba, em parceria com Carmen Santos (a prostituta de Limite), mas por falta de recursos e brigas não o realizou: ela se queixava de que ele sempre mexia em tudo, buscava novos ângulos e queria ter a última palavra e o controle absoluto sobre toda a produção. "Ele era fanático pela perfeição e, mesmo que nunca chegasse a alcançá-la, sempre buscou algo superior à sua capacidade", disse ela.
Eu sempre ouvi falar de Limite, mas nunca tinha visto o filme. Primeiro eu consegui ver um documentário que fizeram sobre a vida de Peixoto, o Onde a terra acaba. Este documentário tem a direção de Sérgio Machado, e também conta com Cacá Diegues, Walter Salles, Rui Solder, Ruy Solberg, Nelson Pereira dos Santos e Matheus Nachtergaele. Adorei este documentário e minha vontade de ver Limite só aumentou.
Neste ano eu consegui vê-lo, foi lá no CCH. Vocês imaginam o que é ver um filme mudo de quase duas horas? Uma loucura...o filme realmente é muito bom, tem ótimos enquadramentos, efeitos, jogos de câmera...e, além do mais, o filme tem uma trilha sonora muito emocionante.
Não sei quando vou ver Limite denovo, espero que seja em breve. Torço para que ele, como outras pérolas sejam lançadas algum dia em DVD e possam ser difundidas pelas pessoas. A extrema maioria dos brasileiros desconhece esse grande clássico.
Mário até hoje não foi devidamente reconhecido por seu trabalho. Infelizmente isso não acontece somente com sua obra, a maioria dos gênios não são compreendidos.

Dentro de ti
neblinas se rasgaram
como compreensões
geradas
de catástrofes – como as pálidas tiras de luz
que após os ventos
em síncope – se
deixam às praias
pelo olhar líquido e amainado,transmudando
o que tardiamente
rolaram como inútil. ["Votivo", Poemas de permeio com o mar II.]

Nenhum comentário: