terça-feira, novembro 16, 2004

O diretor Jean-Pierre Jeunet, do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, está brigando na Justiça da França para provar que seu longa metragem mais recente é um produção francesa.
Produtores franceses têm questionado o direito de o filme Un Long Dimanche de Fiançailles receber susídios do governo da França.
O filme , que estréia no próximo dia 26 nos Estados Unidos, contou com financiamento do estúdio americano Warner Brothers.
O cineasta argumenta que a produção foi filmada na França e contou com atores e técnicos franceses.
O cineasta afirmou que o épico Alexander, do diretor americano Oliver Stone, recebeu financiamento do governo francês apesar de não ter sido filmado na França e de não ser rodado em francês.
De acordo com o diretor, Alexander teve sua pós-produção realizada na França. "Por isso, o filme é francês, sem problemas. Mas o meu não é francês. Dá para acreditar?", disse Jeunet.
Ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, Un Long Dimanche de Fiançailles é uma das produções mais caras já realizadas na França. O filme custou cerca de 45 milhões de euros (cerca de R$ 163 milhões).
O investimento na produção do longa metragem foi feito por diferentes produtoras francesas, entre elas a divisão francesa da Warner Brothers.
Duas organizações de produtores franceses alegam que o filme não seria francês porque seu financiamento não é inteiramente francês e por isso ele não deveria ser subsidiado pelo governo do país.
Para Jeunet, a controvérsia toda se deve a uma "questão de competição comercial". Ele afirma que "os produtores estão obcecados porque há um novo estúdio envolvido e eles não querem dividir o bolo". Segundo o diretor, trata-se de uma "atitude hipócrita".
O diretor acrescentou que seria uma pena se a Warner Brothers resolvesse deixar de financiar filmes franceses e levasse seu dinheiro para a Itália ou a Espanha.
Un Long Dimanche de Fiançailles é protagonizado pela mesma atriz de Amélie, Audrey Tautou. (tirado da BBC Brasil)
http://wwws.warnerbros.fr/movies/unlongdimanche/ é o site oficial do filme.

Nenhum comentário: