sexta-feira, novembro 19, 2004

Big mac no Oscar

"Super Size Me - A Dieta do Palhaço", de Morgan Spurlock, está entre os 12 filmes que podem concorrer ao prêmio de melhor documentário em longa no Oscar de 2005, que acontece em 27 de fevereiro. No filme, o cineasta segue, por um mês, uma dieta composta só por comidas vendidas pela rede McDonald's. Entre os pré-indicados estão "Touching the Void" e "Born into Brothels" -ambos não lançados no Brasil. Os cinco finalistas serão escolhidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
http://www.supersizeme.com/
Eu tive a chance de ver esse filme quando estava em Brasília, o diretor do filme também estava lá para um debate...por razões metafísicas e psicosomáticas eu não pude estar presente na exibição do filme. Estou baixando o filme pela net, vou ver se arrumo uma legenda.

Super Size Me - 30 Dias de Fast Food
Definitivamente o documentário-choque parece ter entrado na moda. Depois do interesse suscitado pelos filmes de Michael Moore, eis que chega ao grande ecrã mais um nome a registar dentro deste género. Apesar de a crítica à sociedade americana e aos valores por ela difundidos se manter, desta vez o alvo são as grandes cadeias americanas de fast food como a McDonald's.Em ''Super Size Me - 30 Dias de Fast Food'', Morgan Spurlock analisa com humor e horror os excessos da cultura americana, começando pelo estômago.A ideia para este filme surgiu-lhe depois de dois jovens terem vindo a público acusar a rede McDonald's de ser a única culpada pela obesidade de ambos. Foi sobretudo a resposta que os responsáveis por esta cadeia de alimentação deram – a de que a sua comida fazia parte de uma dieta equilibrada - que o levou a empreender esta experiência-limite.A partir desse momento, a rotina de Morgan Spurlock passou a reger-se por 3 regras de ouro: comer três refeições diárias no McDonald's, provar todas as ofertas do menú e aceitar sempre as propostas de aumento do seu pedido. Depois de três semanas a cumprir à risca a nova dieta, Morgan Spurlock já tinha ganho 15 quilos, começado a sofrer de aerofagia, asma, dores de peito e palpitações, para além do seu colesterol ter aumentado para níveis absurdos.O cineasta não esteve sozinho nesta aventura. Ao seu lado, e por trás das câmaras, esteve o seu amigo Scott Ambrozy que desde o início apoiou a ideia; enquanto que, na intimidade, a sua namorada Alex Jamieson o tentava sempre convencer dos perigos a que se estava a sujeitar.À medida que a sua condição física e psíquica se degrada, Spurlock viaja pelos Estados Unidos para entrevistar peritos e cidadão comuns e tentar encontrar a explicação para um dos maiores problemas de saúde dos nossos tempos.No final, o realizador revelou que o que mais o horrorizou em todo o filme ''foi mostrar o programa de alimentação das escolas: pizzas, refrigerantes, cachorros quentes e guloseimas''. ''E depois dizem que estamos gordos'', ironiza Spurlock.Com este documentário, Spurlock ganhou o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Sundance de 2004.Sobre o Realizador:Morgan Spurlock tem 32 anos e um currículo polifacetado. Aos 13 anos foi estudante de ballet, tendo mais tarde estudado cinema na Universidade de Nova Iorque. Foi humorista, assistente de produção de James Cameron e Woody Allen. A sua produtora, The Con, produz reality shows para televisão. Curiosamente, Morgan Spurlock apresentou na MTV um programa intitulado ''I Bet You Will'', onde apostava com os concorrentes que eles não eram capazes de fazer uma qualquer proeza estapafúrdia, a troco de um prémio.
Diana Cabral http://www.estreia.online.pt/aleph/envelope?filme+ficha:list_movie:1092

Nenhum comentário: