sábado, abril 09, 2005

Os guerrilheiros estão de volta!


Cabra-Cega

O cinema nacional mudou de foco este ano. O ano passado tal fenômeno já vinha se desenrolando, os filmes deixaram de falar dos excluídos. Em 2005 vamos assistir a vários filmes sobre a luta armada.
Três destes filmes já estão chegando, são eles: Quase dois irmãos, fala sobre a Penitenciária da Ilha Grande na década de 70 e os morros cariocas de hoje; Cabra-Cega, tranca-se entre as quatro paredes de um aparelho clandestino; Araguaia, a Conspiração do Silêncio, que fala sobre a guerrilha do Araguaia.
São filmes de estéticas e resultados diversos, o que os três têm em comum é a revisão histórica como proposta e os militantes de esquerda como protagonistas. E os filmes não param por ai, tem uma safra de filhotes: Vôo Cego Rumo Sul; Tempo de Resistência; No Olho do Furacão; Corte Seco e Vlado. Estes foram somente os que eu consegui garimpar na internet, a cena deve ser bem maior. Alguns ainda não sairam do papel, mas essa rememoração está sendo extrema importância para uma releitura de um complexo período histórico. É como se a época, beneficiado pelo distanciamento temporal, estivesse finalmente pronto para ser recontado em forma de histórias inventadas, sem maniqueísmo, mas também sem autoflagelação.

Nenhum comentário: